Programa de Acolhimento Comunidade Terapêutica
Consiste no acolhimento de usuários com problemas decorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas, visando à reabilitação psicossocial, a reintegração à família e a reinserção social dos sujeitos, em um ambiente continente de caráter Residencial Terapêutico, por meio de um Plano Terapêutico Multiprofissional estruturado.
O Programa de Acolhimento tem por objetivo acompanhar o sujeito dependente químico na reabilitação psicossocial (mente, corpo e espírito), para a reintegração à família e retorno ao convívio social, evitando reincidências. O período cronológico do programa é de sete meses, porém, pode variar de um individuo para outro de acordo com seu plano terapêutico singular (PTS).
Durante o período de acolhimento, as famílias são atendidas sistematicamente e orientadas, ocorrendo quinzenalmente visitas no espaço terapêutico, e saídas de ressocialização em períodos que são ajustados de acordo com a realidade sociofamiliar do sujeito.
O Programa está regulamentado pelas seguintes legislações: Resolução 01/2015/CONAD; Portaria 591/13/SES; RDC 029/11/ANVISA; Lei 13.019/2014.